Expressionismo Abstrato, coisa da CIA?

Clement Greenberg foi o teórico marcante que legitimou o Expressionismo Abstrato reinante nos anos 50, de Pollock a Mark Rothko. Suas teses sobre a arte e a pintura (favorecia a pintura plana sem recursos de perspectiva , que, dizia ele, era a única fiel às duas dimensões da tela) foram debochadas por Tom Wolfe _ que não se contentou em atacar a pintura abstrata e embarcou feliz no trem dos inimigos da arte contemporânea, dizendo que, pelo excesso de teoria, logo as legendas seriam mais importantes que as obras em si.

De um tempo para cá, surgiram umas teses de que, como outras manifestações culturais da época, o Expressionismo Abstrato foi uma Rothko vermelhojogada política, bancada pela CIA e o departamento de Estado norte-americano, para vender ao mundo, contra o realismo socialista da URSS, a ideia de liberdade de criação e de vida dos artistas que viviam nos EUA. Pior que acharam documentos comprovando que a CIA, de fato, financiou muito do boom da arte abstrata americana.

Na entrevista do link abaixo, ele comenta, para uma das principais revistas de arte do mundo, o que realmente motivava os artistas, fala do passado trotskista, e opina sobre o apoio que recebeu da CIA e do Departamento de Estado. Ele fala dos simpatizantes (fellow travellers) e do anti-stalinismo que o fez combater com gosto as ideias vindas da URSS.

À insinuação de que a partisan Review, revista da qual foi editor, era radical e deixou de sê-lo por causa da grana do Departamento de Estrado, ele reage: “radical my asshole!”. E sobre a suspeita de que os artistas expressionistas abstratos ficaram vuilneráveis à manipulação política, por aceitarem o dinheiro governamental, ele é franquíssimo: “They would have been vulnerable to the Devil if he had come along with money and exposure!”

Vejam a entrevista, AQUI.

Anúncios

Sobre sergioleo

Escritor, Jornalista, artista plástico
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s