Dançando, num instante

punctum samba-cançãoTá lá, nO Globo, a foto ilustrando a ótima matéria sobre o livro do Ruy Castro, que parece ser excelente; o tema é samba-canção. Mas o velho Roland Barthes já dizia que toda foto tem um “punctum”, um ponto que às vezes escapa até do fotógrafo, te puxa, e traz informações e sentimentos que têm a ver com tua história particular, teu estado de espírito, tua forma de ver o mundo.
Aquilo que acrescento à foto e, no entanto, já está lá é esse casal, quase saindo à direita da imagem; a cena toda transformou-se em pano de fundo quando os vi. O cara me parece o próprio Sergio Porto (é do arquivo da família, a foto), mas parece também o Herivelto Martins que vejo em outra fotogrfia que ilustra a matéria.
É meu pai dançando com minha mãe para alegria e deslumbramento do Sergio Leo garotinho, sou eu e a Marta num dos incontáveis salões onde rodopiamos e quase pisei no pe dela, é a expressão da felicidade, a mão direita dela meio frouxa, mas a esquerda colada, próxima à nuca dele, que põe a mão na pele nua, distante e muito perto do ombro e dos seios dela.
Eles podem ter brigado minutos depois, ele pode ter interpretado mal o sorriso de entrega dela, ele pode ter dito algo que desagradou a ela ou vice-versa. mas, nesse instante decisivo capturado pelo fotógrafo, os dois estão em um mundo onde eu adoraria morar.

A matéria, se interessa, aqui: http://oglobo.globo.com/cultura/livros/em-novo-livro-ruy-castro-descola-de-vez-samba-cancao-da-bossa-nova-18050062

Sobre sergioleo

Escritor, Jornalista, artista plástico
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário