Deixai vir a mim as criancinhas

ca667093d9591ffe782d1e1617635d3a-freud-psychology-psychology-jokes
Entendo as pessoas cujos pais foram bem sucedidos em criá-las em um ambiente asséptico e assexuado na infância (embora suspeite que essas sejam uma assombrosa minoria). Mas quando vejo gente como a mãe que acaba de passar na TV, vangloriando-se de vigiar a filha na Internet com empenho de carcereiro, controle de senhas e patrulha diária, tenho pena.

O que a filha dessa moça está aprendendo é que, nesse mundo de wi-fis e acesso livre à Internet, quando ela encontrar algo que a choque ou intrigue ou assuste _ e vai encontrar _ a última pessoa a procurar para ter orientação é a mãe. Porque da mãe só vai receber repressão e medo.

Ilusão imaginar que a infância será essa utopia construída pelo mundo moralista _ e devidamente avacalhada por aquele velho tarado e pedófilo aí da foto. Isolar a criança do mundo não é solução. Acompanhá-la, protegê-la com racionalidade, permitir que veja e conheça o que verá e conhecerá de qualquer modo, mas mostrando que os pais são uma referência para compreender essas experiências: ensiná-la a entender e diferenciar o que é saudável e o que é doentio, essa é a forma de proteger a infância.

Censura e pavor de “expor”a criança é apenas uma ilusão aberta às frustrações _ e a manipulações de aproveitadores e desonestos, como o político safado que discursa na tribuna em nome da família, ou o grupo de moleques oportunistas que adota discurso indignado só para conquistar o voto e a alma conservadora de gente ignorante.

Anúncios

Sobre sergioleo

Escritor, Jornalista, artista plástico
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s