Num mundo com Estados irrelevantes, alguém tem de botar ordem na zona

L1000372O autor é lord Maloch Brown, a tese dele é simples e conhecida: vivemos num mundo em que cada vez mais as redes de conhecimento e lealdade não são mais ligadas à identidade nacional ou à subordinação a um Estado.

Isso, pelo menos, no chamado Ocidente. Para o Leste do espectro geográfico, há a China e seu Estado de Segurança Econômica, buscando atuar internacionalmente para garantir a sustentação de sua economia nacional. Já a Rússia seria um clássico Estado de Segurança nacional. Malloch Brown prevê um mundo em que o êxito desses Estados será sua própria ruína, ao fazer emergir classes médias descontentes com a falta de liberdades políticas, ou teremos, de um lado,um mundo cada vez mais pós-estatal e, de outro, estados fortemente autoritários.

Belo panorama, de onde ele tira a conclusão de que necessitamos modernizar as regras internacionais para lidar com esse Admirável Mundo Novo; as antigas já não servem e o Brasil perde tempo catando votos para entrar no Conselho de Segurança da ONU (isso ele não diz, mas é a conclusão óbvia). Quando se vê como, ao fim das contas, os Estados nacionais, inclusive dos EUA ou da Grã-Bretanha, atuam para proteger o interesse de suas empresas e vigiar seus próprios cidadãos por razões de segurança, a análise de Malloch Brown deve ser lida com uma pitada de sal da desconfiança. Não descreve a coisa toda.

Você opina. O que ele diz, mesmo, está AQUI.

Sobre sergioleo

Escritor, Jornalista, artista plástico
Esse post foi publicado em Relações Internacionais. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Num mundo com Estados irrelevantes, alguém tem de botar ordem na zona

  1. Mr WordPress disse:

    Hi, this is a comment.
    To delete a comment, just log in, and view the posts’ comments, there you will have the option to edit or delete them.

    Curtir

  2. Vou ler o lord aí, mas sempre fico com um pé atrás com tudo isso que fala de enfraquecimento dos estados. Parece uma música que toca quando as coisas tão confusas.

    Curtir

Deixe um comentário